Os cupins são seres pequenininhos, mas que tiram o sossego de muita gente. Eles são quase imperceptíveis até que o estrago esteja feito. São insetos da ordem Isoptera e podem causar grandes problemas. Apesar de a maioria ser benéfica ao meio ambiente e não trazer prejuízos aos seres humanos, pelo menos 5% das espécies são consideradas pragas nas áreas urbanas.
O período de clima quente é o preferido para algumas espécies iniciarem a revoada, quando os cupins reprodutores partem em busca de parceiros e de um local para iniciar uma nova colônia. O problema é quando esse local é um móvel ou até mesmo partes da estrutura de uma casa ou de um prédio.
Como identificar os cupins?
Alguns sinais podem indicar a infestação. Principalmente na época da revoada, quando os insetos com asa acabam entrando em casa. Fechar janelas e portas é um começo. Caso algum acabe ficando, é preciso saber reconhecer os sinais da presença do cupim na madeira seca. Confira:
– Resíduo granulado expulso periodicamente das madeiras infestadas e presença de pequenos orifícios fechados na superfície das madeiras infestadas são sinais.
– No caso de cupins subterrâneos, pode ser percebida a presença de túneis terrosos ou com outros detritos e com revestimento interno claro, pouco perceptíveis nas frestas da edificação. Serão observadas também peças deterioradas e fragilizadas pelo cupim.
Como prevenir?
Para não ter imprevistos com os cupins, o ideal é evitar a estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos, além de vistoriar periodicamente rodapés, móveis, forros, esquadrias e outras estruturas de madeira.
Outra dica é proteger a superfície exterior das madeiras com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas para vedar frestas e rachaduras. Arrastar os móveis e verificar rodapés também é importante para checar se existe alguma infestação de cupins dentro de casa.
Caso o cupim já esteja instalado, chame a Controlar. Temos uma equipe especializada e treinada para fazer a descupinização adequada para o seu imóvel. Entre em contato conosco e faço uma avaliação.