Quando o assunto é dedetização, muitas pessoas gostam de dar dicas caseiras ou falar ‘verdades’ que nem sempre estão corretas. Para tirar a dúvida de algumas frases bem comuns que ouvimos por aí, preparamos esse especial ‘Mito ou verdade da dedetização’. Confira:
As pragas sempre acabam na primeira dedetização
MITO.
Uma intervenção química para ser bem sucedida depende de vários fatores: nível de infestação, praga alvo, condições do ambiente tratado etc. Quando uma dedetização é realizada conseguimos eliminar todas ou boa parte das pragas adultas. Porém, não podemos esquecer que, muitas vezes, a presença das pragas adultas vai estar acompanhada de ovose pupas(casulos), principalmente nas infestações mais graves.
As pulgas, por exemplo, são capazes de colocar dezenas de ovos por dia no ambiente. A primeira dedetização garante que todas as pulgas adultas e as larvas morram em pouco tempo, pois terão contato direto com o produto inseticida.
No entanto, os ovos e as pupas, que fazem parte do ciclo de reprodução dessa praga, não serão destruídos, por terem uma estrutura muito resistente.
Além disso, as pupas podem ficar até 6 meses no ambiente esperando que a condição esteja favorável para eclodir e assim dar origem a pulga adulta.
Por isso, é necessário fazer um acompanhamento, aspirar bastante o local para remoção dos ovos e, em alguns casos, fazer uma nova aplicação química.
Essa situação pode ocorrer em infestações de pulgas, mas também de #carrapatos, #baratas, #percevejos, entre outras pragas.
Cheiro forte na dedetização é sinal de produto mais potente
MITO. Cheiro forte não é sinônimo de produto mais eficiente ou mais potente, com melhor desempenho no combate às pragas.
Com a evolução do mercado de controle de pragas, novas tecnologias foram trazidas para os produtos, tornando-os mais eficientes e muitas vezes sem cheiro.
Lembrando que o que mata a praga não é o cheiro, mas o princípio ativo do produto químico.
Agora um alerta! Um produto sem cheiro não elimina a necessidade de se respeitar o período de reentrada no local em que o serviço foi feito e todos os cuidados com a segurança de pessoas e pets.
Cupim come concreto
MITO! Os cupins são insetos xilófagos, ou seja, tem como base de sua alimentação a celulose. Contudo, algumas espécies conseguem transitar por espaços na alvenaria e fiações elétricas para chegar até a sua fonte de alimento. Por isso os cupins podem estar danificando a estrutura do seu lar, sem você notar.
Aqui cabe um alerta importante! Existem produtos no mercado que apenas repelem aquele cupim que você chegou a ver ou que identificou o pozinho que, na verdade são as fezes dele. Esses produtos apenas mascaram a infestação e não resolvem o problema. Nessas horas vale a pena preservar seu patrimônio e contratar uma empresa de controle de pragas qualificada, com um biólogo atuante e todas as licenças para realizar o seu serviço.