Alerta Verão: a estação preferida do Aedes Aegypti

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Alerta Verão: a estação preferida do Aedes Aegypti
Alerta Verão: a estação preferida do Aedes Aegypti
Blog
Alerta Verão: a estação preferida do Aedes Aegypti

 

O verão veio com tudo. Temperaturas altas e chuvas da estação. Com a pandemia do COVID-19, o combate ao tão conhecido mosquito Aedes Aegypti foi colocado em segundo plano. Por isso, é fundamental ficarmos atentos aqueles cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito que pode transmitir dengue, zika e chikungunya.

Conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre o tema, lançado em dezembro de 2020, entre janeiro e novembro foram registrados 971.136 casos prováveis de dengue no Brasil, com 528 mortes. As maiores incidências se deram nas regiões Centro-Oeste (1.187,4 por 100 mil habitantes), Sul (931,3/100 mil) e Nordeste (258,6/100 mil).

No mesmo período, as autoridades de saúde notificaram 78.808 mil casos de chikungunya, com 25 óbitos e 19 casos em investigação. As maiores incidências ocorreram no Nordeste (99,4 por 100 mil habitantes) e Sudeste (22,7/100 mil). Já os casos de zika, até o início de novembro, totalizaram 7.006, com incidência mais forte no Nordeste (9/100 mil) e Centro-Oeste (3,6/100 mil).

Nessa época é preciso redobrar o cuidado para evitar as doenças que lotam os hospitais. Ainda mais com o avanço da pandemia, o sistema de saúde está à beira do colapso. Portanto, este é o momento de discutir o problema do Aedes aegypti e as medidas necessárias para impedir sua proliferação. O maior desafio é diminuir os focos de criação dele.

É importante fazer uma limpeza e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Entre as medidas que podem ser adotadas estão esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Contra o Aedes Aegypti, a prevenção é o melhor remédio. Mas se precisar de ajuda para controlar o aumento de mosquitos, é só chamar a Controlar Dedetização.

Leave a Comment

Fale via Whatsapp