Zika vírus e os cuidados na gravidez

Zika vírus e os cuidados na gravidez

Em tempos de surtos de febre amarela, é importante não esquecer do zika. Principalmente, mulheres que estejam em período gestacional.
O vírus é capaz de atingir a placenta, o líquido amniótico e o bebê, causando malformações neurológicas, como a microcefalia. É importante dizer, contudo, que nem toda grávida que teve zika terá um bebê com malformação. Os bebês que nascem com esses problemas são minoria.

Os mecanismos da contaminação do feto ainda estão na fase de investigação pela comunidade científica e, infelizmente, muitas perguntas ainda não têm respostas definitivas.
Ainda não se sabe em que fase da gravidez o vírus do zika é mais perigoso para o bebê. Mas os três primeiros meses são sempre o período mais crítico para malformações, pois os órgãos estão se constituindo.

As malformações da síndrome congênita da doença, conjunto de problemas de um bebê exposto à zika no útero, incluem microcefalia, alterações cerebrais como calcificações e ventriculomegalia, e possíveis alterações nos olhos, na audição e no sistema musculoesquelético. Além disso, existe também a suspeita de risco à gestação.

É importante ressaltar que grávidas que contraíram o vírus, devem fazer um acompanhamento especial nos primeiros anos de vida de seu bebê para avaliar outros problemas que não sejam tão evidentes.

Uma vez confirmado o vírus, a gravidez e o desenvolvimento do bebê devem ser acompanhados com cuidados extras pelos médicos.

De acordo com obstetras, grávidas podem optar por repelente comum em creme ou spray, repelente especial para bebê e até repelente caseiro feito à base de álcool e cravo-da-índia, embora a eficácia destes últimos não tenha sido comprovada em laboratório.

Todos os repelentes aprovados pela Anvisa são considerados seguros para grávidas, desde que usados de acordo com as instruções da embalagem.

São considerados eficazes e seguros repelentes à base de DEET, icaridina e EBAAP ou IR3535.

Outra arma são os inseticidas elétricos ou em spray para a casa, deixando a substância se dispersar por alguns minutos antes de ficar no mesmo ambiente. O uso de telas nas janelas e ar-condicionado também ajudam a combater a presença do mosquito.

A prevenção é fundamental!

Contrate nosso serviço de Dedetização contra o Mosquito da Zica.

Nenhum comentário para "Zika vírus e os cuidados na gravidez"


    Tem algo a dizer?

    Alguns HTMLs são permitidos