Carrapatos: como eliminar essas pragas?

Dedetização de Carrapatos no Rio de Janeiro

Os carrapatos são parasitos que necessitam de sangue para sua sobrevivência. Além de trazerem grandes desconfortos, podem transmitir algumas doenças aos humanos e a outros animais.

Dentre as principais doenças transmitidas por carrapatos, destacamos : Febre maculosa (em humanos) e a Erliquiose canina e a doença de Lyme (em cães).

Os principais hospedeiros dos carrapatos são cães, gatos, cavalos e bois, dentre outros.

Constituem hoje o segundo maior grupo em importância, como vetores de doenças infecciosas, sendo que o maior potencial de risco para o homem está em regiões de florestas, cerrados e pastagens.

Os cães criados em áreas urbanas podem ser afetados pelo carrapato R.sanguineous e os de áreas rurais por diferentes espécies de Amblyoma.

O R.sanguineus ou carrapato marrom do cão são encontrados em canis, residências, quintais e jardins. Causam a babesiose e a erliquiose nos cães.

O Amblyoma spp (carrapato do cão rural), carrapato estrela, causa a febre maculosa * no homem.

Em situações em que carrapatos infestados “picam” os humanos, é preciso estar atento aos sintomas, pois a demora no diagnóstico pode levar a sequelas.

Para combater os carrapatos em residências, é necessário descartar materiais em desuso, pois essas pragas se escondem facilmente, e manter uma boa higiene diária dos locais.

Se a infestação persiste apesar dos esforços, considere a contratação de empresas especializadas. Elas possuem equipamentos e produtos especiais para exterminá-los, além de conhecerem a Biologia e comportamento dessas pragas.

Além do tratamento do ambiente é fundamental o tratamento dos animais de estimação, o que deve ser feito por veterinários.

*Febre maculosa

Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 66 casos e 29 mortes por febre maculosa no país. A doença causa febre alta e manchas na pele, pela ação da bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato.

Para o controle em áreas de ocorrência de foco, a equipe de zoonoses da cidade deve ser acionada, para orientar as medidas específicas a serem implantadas, como informações sobre o ciclo do carrapato, transmissão da doença e atividades que devem ser feitas.

Contrate nosso serviço de Dedetização de Carrapatos.

Nenhum comentário para "Carrapatos: como eliminar essas pragas?"


    Tem algo a dizer?

    Alguns HTMLs são permitidos