Pombos: como afastar e controlar?

Dedetização de Pombos no Rio de Janeiro

Pombos, apesar de parecerem inofensivos, assim como os ratos, são grandes transmissores de doenças, mesmo sem demonstrar qualquer perigo à saúde humana. As principais são: histoplasmose, candidíase, criptococose, salmonelose, ornitose, toxoplasmose, encefalite, coccidiose e pseudotuberculose.

As doenças não são transmitidas apenas a partir da ingestão da carne dessas aves, mas principalmente através das fezes que ressecam no ambiente. Inalar fezes secas de pombos pode desencadear problemas respiratórios, pneumonias e até meningite. Tomem muito cuidado com locais onde tenham acúmulo muito grande de fezes de pombo.

Para evitar o contato com o pó das fezes, o ideal é que se use um pano molhado com água sanitária no momento em que for realizada a limpeza de determinados lugares sujos pelas aves.

Além de prejudicial à saúde, os pombos, em grande número, podem causar inúmeros transtornos, como: entupimento de calhas e apodrecimento de forros de madeira, danos a monumentos históricos, antenas de TV e pintura de carros (devido à acidez de suas fezes), contaminação de grãos e até mesmo acidentes aéreos ou terrestres.

Sabemos que existe uma lei de proteção ambiental que impossibilita qualquer agressão ao animal, ou seja, não podem ser eliminados como cupins ou ratos, e sim, repelidos.

É essencial que sejam tomadas algumas providências para evitar a proliferação dessas aves, como por exemplo, telar vãos de telhados, evitando que o pombo tenha acesso para fazer o seu ninho e dormir; não deixar a ração exposta, evitando que a ave tenha acesso a alimentos de seu animal de estimação e, principalmente não alimenta-los. Vale ressaltar que enquanto esse animal encontrar algumas facilidades, se manterá ali. Portanto, o trabalho é basicamente evitar o que chamam de quatro “As”: acesso, abrigo, alimento e água.


*Em caso de infestação, procure uma empresa especializada para que possa propor alternativas eficazes e acabar com o incômodo.

Contrate nosso serviço de Dedetização de Pombos.

Nenhum comentário para "Pombos: como afastar e controlar?"


    Tem algo a dizer?

    Alguns HTMLs são permitidos