Cupins urbanos: uma ameaça às edificações

Dedetização de Cupins no Rio de Janeiro

Quem acha que os cupins se proliferam apenas em madeira e móveis antigos se engana. Existem os cupins chamados de subterrâneos, que são os que causam danos significativos em edificações em áreas urbanas. A dispersão destes cupins se dá através das revoadas e da formação de casais que fundam uma nova colônia. Contudo, operários de um ninho já estabelecido no solo, podem infestar uma edificação a procura de alimento.

Se uma edificação estiver no território de busca de alimentos de uma colônia, os operários utilizam-se de pequenos espaços da edificação que permitam o contato com os materiais existentes no interior da construção, principalmente na sua estrutura, que podem ser: aberturas de tubulações e conduítes elétricos na fundação, pequenas rachaduras nas paredes, através de juntas de dilatação de vigas, e outros, onde os cupins tenham a possibilidade de construir seus caminhos do solo até o alimento.

O sucesso de algumas espécies na transição do ambiente natural para o ambiente urbano tem sido relacionado à sua habilidade em se adaptar às mais variadas condições existentes em meio urbano. As construções modernas, por possuírem aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores que mantém as temperaturas constantes, favorecem a manutenção de cupins subterrâneos em grande atividade durante o ano todo e a eliminação da competição e dos predadores pelo homem facilitaram a proliferação dos cupins em áreas urbanas.

Das espécies adaptadas ao ambiente urbano, muitas têm desenvolvido estratégias de vôo que evitam a predação por pássaros e outros animais. Esses cupins realizam as revoadas ao entardecer, quando os seus predadores estão diminuindo suas atividades, e por serem pequenos e de coloração escura passam despercebidos em locais pouco iluminados.

No Brasil, apesar das poucas espécies de cupins consideradas prejudiciais às edificações de área urbana, é necessário o conhecimento da biologia dessa praga para obter sucesso no seu controle tanto curativo como preventivo.

Contrate nosso serviço de Dedetização de Cupins.

Nenhum comentário para "Cupins urbanos: uma ameaça às edificações"


    Tem algo a dizer?

    Alguns HTMLs são permitidos