Conferência Brasil-Bélgica sobre Pragas acontece pela 1ª vez no Brasil

A 1ª Conferência Brasil-Bélgica sobre Tecnologias Inovadoras aplicadas ao Controle de Pragas está sendo organizada conjuntamente pelas Universidades Federais de Pelotas (UFPel) e de Santa Maria (UFSM), a Universidade de Gent, da Belgica e Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, onde será oportunizado um espaço para discutir e aprender sobre as recentes inovações da entomologia molecular, controle biológico e Manejo Integrado de Pragas (MIP).

O evento marcado entre os dias 4 e 6 de dezembro, vai ocorrer nas dependências da sede da unidade de pesquisas, em Pelotas.

Segundo o professor Moisés João Zotti, da UFSM, que faz parte do grupo organizador da ação, este primeiro evento é focado no desenvolvimento de novas tecnologias para o manejo de pragas, considerando os desafios enfrentados na manutenção do MIP.

Para a comissão organizadora da Conferência para a obtenção de modernização e inovação na pesquisa brasileira, nesse âmbito, deve-se trabalhar de forma coparticipativa, na esfera nacional e internacional, em cooperação com pesquisadores de centros de excelência, bem como abordando outras áreas de conhecimento, e não somente a entomologia clássica.

O objetivo da presente conferência é a abordagem das tecnologias de ponta aplicadas no controle de pragas, e a discussão sobre como essas tecnologias podem ser aplicadas na solução de problemas entomológicos do controle de pragas agrícolas no Brasil, abrangendo a comunidade acadêmica da Pós-Graduação (alunos e professores), bem como técnicos e profissionais da área.

Os temas propostos para o evento são:

  • RNA de interferência,
  • Receptores acoplados a proteína G,
  • Neuropeptídios, lectinas e glicanos;
  • Membrana peritrófica e ingestão de alimento;
  • Comunicação química e eletrofisiologia;
  • Patologia em abelhas e o diagnóstico molecular;
  • Controle biológico e entomovectoring, e interações entre insetos e vírus.

Todos esses estão entre os tópicos de vanguarda que serão massivamente explorados nos próximos anos, visando o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas no controle de pragas agrícolas.

Fonte: Site AgroOlhar

Nenhum comentário para "Conferência Brasil-Bélgica sobre Pragas acontece pela 1ª vez no Brasil"


    Tem algo a dizer?

    Alguns HTMLs são permitidos