Doença transmitida por carrapato mata 15 pessoas no Japão

Nos últimos 12 meses, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão registrou a morte de 15 pessoas que contraíram a Síndrome de Febre Severa com Trombocitopenia (SFTS, na sigla em inglês). Essa doença é causada por um vírus transmitido por carrapatos.

O inseto, chamado pelos japoneses de “satsujin madani”, ou “carrapato assassino”, pode transmitir o vírus ao sugar o sangue de uma pessoa. No total, 32 pessoas já foram infectadas e, destas, 15 morreram, segundo informou o jornal Asahi. Em alguns casos, o paciente morre 10 dias após a contaminação.

Os casos foram registrados principalmente na região oeste do arquipélago japonês, em províncias como Yamaguchi, Ehime, Miyazaki e Hiroshima. Mas, segundo especialistas, há risco de contaminação em todo o país. A mais recente vítima foi uma mulher de aproximadamente 90 anos que morreu no final de julho em Yamaguchi.

A trombocitopenia é uma doença que causa a redução do número de plaquetas no sangue, o que pode levar a hemorragias. O vírus da SFTS foi descoberto na China em 2011, mas o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas acredita que as contaminações ocorreram no Japão.

Há mais pacientes suspeitos de terem contraído a doença. O Instituto está apressando a realização de exames de sangue, porém podem surgir mais mortes porque ainda não existe uma vacina eficaz.

Segundo o Ministério da Saúde, o carrapato que transmite o vírus costuma ficar em ambientes externos durante a primavera, verão e outono. O governo aconselha a não deixar a pele exposta quando estiver em locais com grama ou mato.

Fonte: Alternativa Online

Quer contratar os serviços de Dedetização no Rio de Janeiro da Controlar – Controle de Pragas?

SOLICITE UM ORÇAMENTO!

Nenhum comentário para "Doença transmitida por carrapato mata 15 pessoas no Japão"


    Tem algo a dizer?

    Alguns HTMLs são permitidos